
Ex-eurodeputado Miguel Viegas é o candidato da CDU à Câmara da Feira e propõe remunicipalização da água como prioridade
22/08/2025O ex-eurodeputado e professor universitário Miguel Viegas é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira nas próximas eleições autárquicas, tendo assumido hoje como prioridade a remunicipalização do serviço de abastecimento de água no concelho.
Em declarações à agência Lusa, o candidato da coligação entre o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes” sublinhou que essa é uma das medidas centrais do seu programa, inserida num conjunto de propostas com o objetivo de “combater a degradação dos serviços públicos” no município do distrito de Aveiro.
“O abastecimento de água voltará a ser do município caso a CDU vença as eleições”, afirmou Miguel Viegas, alertando para a crescente financeirização do setor. “É preciso que todos saibam que o capital da [concessionária] Indaqua tem vindo a ser disputado por vários fundos de investimento e não podemos permitir que um bem de primeira necessidade esteja nas mãos de privados cujo único objetivo é a maximização do lucro”, defendeu.
Além da questão da água, o candidato comunista apresentou outras propostas estruturantes, como o combate às assimetrias territoriais dentro do concelho, a construção de uma nova escola secundária na zona sul da Feira e a implementação de uma verdadeira política municipal de habitação. Miguel Viegas compromete-se ainda a garantir ligações regulares de transportes públicos entre as freguesias, a melhorar o estacionamento e a mobilidade no centro da cidade, e a reforçar a acessibilidade aos grandes polos de emprego e serviços, tanto em Aveiro como na Área Metropolitana do Porto.
Sobre o programa eleitoral da CDU, o candidato destacou que está a ser construído “com as populações”, com enfoque também nas áreas da cultura e do ambiente. “Queremos devolver o município aos seus habitantes, colocando os direitos sociais e os serviços públicos no centro da governação local”, resumiu.
Natural de Paris (1969), Miguel Viegas reside atualmente em Coimbra e tem um percurso académico e profissional diverso. É médico veterinário, doutorado em Economia pela Universidade do Porto e professor na Universidade de Aveiro, onde também desenvolve investigação nas áreas da governança e políticas públicas. Tem ainda dois mestrados: um em Planeamento Regional e Urbano e outro em Treino Desportivo.
Na política, foi deputado municipal em Ovar (2009-2013) e eurodeputado entre 2014 e 2019. É dirigente nacional da FENPROF – Federação Nacional dos Professores, e tem mantido uma ligação ativa ao movimento associativo.
De acordo com o PCP da Feira, as listas da CDU apresentam um perfil “jovem e intergeracional”, com uma média de idades de 42 anos para os candidatos à Câmara e 49 para os da Assembleia Municipal. Cerca de 40% dos candidatos não são militantes partidários.
Foto: DR