
Estudantes do Porto reportam declínio na saúde mental durante época de exames, segundo um inquérito da FAP
08/01/2024Um recente inquérito da Federação Académica do Porto (FAP) revelou que a maioria dos estudantes de ensino superior na cidade está enfrentando um declínio na saúde mental com o início da época de exames. Dos 1.218 alunos entrevistados na primeira semana de 2024, nove em cada 10 afirmaram sentir um declínio significativo no bem-estar psicológico devido à proximidade dos exames.
O presidente da FAP, Francisco Fernandes, chamou a atenção para essa situação alarmante, destacando a falta de coerência entre o discurso sobre saúde mental e a realidade dos exames marcados para 2 de janeiro. O inquérito também revelou que 20% dos alunos tinham exames marcados nos dois primeiros dias úteis do ano e que 48% estavam inscritos em pelo menos cinco exames nesta época.
Os fatores associados ao declínio do bem-estar incluem a pressão no desempenho acadêmico, apontada por 95% dos estudantes, e a carga horária excessiva, citada por 45% dos inquiridos. A falta de inovação pedagógica e o acesso limitado ao apoio psicológico foram apontados como preocupações, levando 75% dos estudantes a perceberem interferência nas atividades acadêmicas.
Quando questionados sobre a possibilidade de interromper ou abandonar o ensino superior, 40% dos estudantes responderam afirmativamente, sendo que 30% consideraram interromper e 10% ponderaram abandonar definitivamente. A necessidade de mudanças na abordagem pedagógica e maior acesso a apoio psicológico foram destacadas como medidas necessárias para enfrentar essa realidade.”