Encontrada solução para utilização futura da Ponte Maria Pia entre Porto e Gaia

Encontrada solução para utilização futura da Ponte Maria Pia entre Porto e Gaia

18/08/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou esta quarta-feira ter previsto analisar com os municípios de Gaia e do Porto a utilização futura da Ponte Maria Pia, sobre o Douro, como via pedonal e ciclável.

“Relativamente a projetos futuros, informa-se que está em vigor um contrato de subconcessão celebrado com o Município do Porto para adaptação e utilização da plataforma do Ramal da Alfandega, entre os quilómetros 0,491 e 3,359, para fins dos modos suaves de mobilidade, turísticos e/ou lazer, estando prevista na sequência desse projeto a análise conjunta pela IP e pelos Municípios de Gaia e do Porto da utilização futura da Ponte Maria Pia como via pedonal e ciclável”, diz a IP.

Recorde-se que há cerca de um ano, a Câmara do Porto apresentou duas soluções para a reativação do Ramal da Alfândega, tendo o presidente, Rui Moreira, mostrado abertura a uma solução definitiva que concilie transporte público e lazer, através da definição de horários de utilização.

Utilizado para transporte de mercadorias, o Ramal da Alfândega foi desativado em 1989.

A ponte Maria Pia foi inaugurada em 1877 e foi utilizada até 1991 para ligar as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia através de comboio.