Empresários da noite pedem mais policiamento e fiscalização na Baixa do Porto
19/05/2025Vários empresários da noite do Porto defendem que o reforço da fiscalização e da presença policial nas ruas é essencial para resolver os problemas associados à movida da cidade. Em causa está a proposta de alteração ao regulamento da movida, atualmente em consulta pública até 23 de maio.
Gerentes de espaços como o Eleven Sports Bar, Plano B e Lust consideram que as medidas previstas pela Câmara não terão o impacto desejado sem controlo efetivo do que acontece no espaço público. Alertam que o problema não está nos bares, mas sim no comportamento de quem ocupa as ruas.
“A música dentro do estabelecimento está controlada, e não permitimos bebidas no exterior, mas continuam a aparecer pessoas com geleiras e colunas”, afirma Olivier Ramadas, sócio do Eleven Sports Bar. O empresário garante que os donos dos espaços noturnos estão empenhados em respeitar os moradores e já investiram milhares de euros em insonorização, mas sublinha que “não conseguem controlar o público na rua”.
A Baixa do Porto atrai centenas de pessoas ao fim de semana, mas queixas sobre barulho, lixo e insegurança têm aumentado. Apesar do esforço da autarquia em apertar as regras para os estabelecimentos, os empresários pedem soluções que responsabilizem também quem ocupa o espaço público.
Foto: Pedro Correia
Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso



