
Emídio Gomes eleito presidente da Metro do Porto para o mandato 2025-2027
29/09/2025A Metro do Porto elegeu esta segunda-feira em assembleia-geral os seus novos órgãos sociais para o mandato 2025-2027, com Emídio Gomes a assumir a presidência da empresa. Além dele, foram eleitos como administradores José Miguel Pereira Gomes e Maria João Santos. Os novos órgãos sociais tomam posse já na próxima quarta-feira, 1 de outubro, confirmou uma fonte oficial da Metro do Porto à agência Lusa.
Emídio Gomes, atual reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sucede a Tiago Braga, que liderou a Metro do Porto desde 2019. Além da presidência, José Miguel Pereira Gomes, também oriundo da UTAD, e Maria João Santos, ex-vogal da Transportes Intermodais do Porto (TIP) — antecessora da atual Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) — integrarão a administração da empresa.
A formalização da eleição ocorreu na continuação da última assembleia-geral anual da Metro do Porto, onde ficou pendente o ponto relativo à eleição dos membros dos órgãos sociais para o próximo triénio. Nos cargos de vogais não executivos foram ainda eleitos Gonçalo Mayan Gonçalves, Luísa Salgueiro (presidente da Câmara de Matosinhos), António Silva Tiago (presidente da Câmara da Maia) e Cristina Pimentel (presidente da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto).
Na Mesa da Assembleia Geral, o presidente será Luís Filipe Araújo, presidente da Câmara de Gondomar, enquanto Paula Duarte assume a presidência do Conselho Fiscal. O conselho terá como vogais efetivos Pedro Grilo e Aires Pereira (presidente da Câmara da Póvoa de Varzim) e, como vogal suplente, Alexandra Carvalho, diretora do Departamento de Finanças e Património da Câmara da Maia.
Com um percurso que inclui cargos de destaque na academia e na administração pública, Emídio Gomes é licenciado em Engenharia Zootécnica pela UTAD, mestre e doutor em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, e professor catedrático no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Foi também administrador executivo da extinta Junta Metropolitana do Porto e Pró-Reitor da Universidade do Porto para Inovação e Relações Empresariais.
Atualmente, o Metro do Porto opera seis linhas e 85 estações que abrangem os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Estão em construção a Linha Rosa (G), que ligará São Bento à Casa da Música, e a Linha Rubi (H), entre Santo Ovídio e Casa da Música.
Paralelamente, aguarda-se a entrada em funcionamento do metrobus Casa da Música – Império, operado pela STCP, com a segunda fase da sua construção até à Anémona já parcialmente avançada.
O Presidente eleito inicia funções esta quarta-feira.
Foto: Metro do Porto