
Dia da rádio celebrado em todo o mundo
13/02/2023O Dia Mundial da Rádio comemora-se, anualmente, a 13 de fevereiro. A Rádio Metropolitana Porto celebra a data na companhia, também, de todos os que escolhem esta estação como referência.
Recordamos que esta data foi proclamada na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011. A Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 18 de dezembro de 2012, apoia e reforça a celebração da efeméride.
“Todos os anos, a 13 de fevereiro é reforçada a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e entretenimento”, refere Ângelo Monteiro , Diretor Geral da Rádio Metropolitana Porto.
Para o responsável da estação emissora web, “as rádios são muito importantes na vida das pessoas, ajudam-nos a viver. São uma distração e são ao mesmo tempo uma família. Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e alcançável”, conclui.
Para celebrar a data, a Rádio Metropolitana Porto irá realizar um conjunto de iniciativas que engloba a participação e visita de ouvintes aos seus estúdios, nomeadamente dos séniores da Associação de Moradores de Massarelos, instituição sediada no concelho do porto.
Assim, a rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas.
No atual contexto mundial, o apoio à liberdade de imprensa e às estações de rádio livres e independentes é uma necessidade absoluta.
Ao relatar e informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e traçam uma história que pode influenciar situações nacionais e internacionais e processos de tomada de decisão.
A rádio pode de facto alimentar conflitos mas, na realidade, a rádio profissional modera conflitos e/ou tensões, impedindo a sua escalada ou trazendo consigo conversações de reconciliação e reconstrução. A rádio profissional independente fortalece a democracia e fornece a base para uma paz sustentável”, pode ler-se no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros e UNESCO a propósito desta data.