
DGS releva mais um caso de sarampo a norte do país
15/02/2024A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou nesta quinta-feira um novo caso de sarampo na região Norte, elevando o total para seis na área. Trata-se de uma mulher de 20 anos, clinicamente estável e fora do período de contágio. Desde 11 de janeiro, foram confirmados oito casos de sarampo, dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e seis no Norte, informou a DGS em comunicado.
De acordo com a DGS, a mulher contraiu a doença durante uma viagem ao exterior durante o período de incubação, sem conexão conhecida com os casos confirmados este ano. O diagnóstico foi confirmado laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
No mesmo comunicado, a DGS destacou que está em coordenação com a rede de autoridades de saúde, o INSA e os profissionais de saúde para monitorar a situação, conforme previsto no Programa Nacional de Eliminação do Sarampo, com ênfase na confirmação de casos suspeitos e no rastreamento de contatos.
Reforçando o apelo à vacinação conforme o Programa Nacional de Vacinação, a autoridade de saúde nacional recomenda que qualquer pessoa que tenha estado em contato com um caso suspeito de sarampo ou apresente sintomas, entre em contato com a linha de saúde 808242424.