Detido em Gaia membro dos Super Dragões suspeito de partir vidro no Estádio de Alvalade

Detido em Gaia membro dos Super Dragões suspeito de partir vidro no Estádio de Alvalade

10/02/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Um jovem de 23 anos foi detido em Vila Nova de Gaia por suspeitas de ter provocado a queda de um vidro de proteção no Estádio José Alvalade, durante o jogo entre o Sporting e o F. C. Porto, realizado em agosto do ano passado. O incidente causou 17 feridos ligeiros, embora apenas sete vítimas tenham apresentado queixa, segundo a PSP.

A detenção ocorreu na segunda-feira, na freguesia de Pedroso, e foi efetuada pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no âmbito de uma investigação desenvolvida pela Brigada de Investigação contra a Violência Associada ao Desporto.

De acordo com a investigação policial, os factos remontam a 30 de agosto de 2025, quando decorria o encontro entre Sporting e F. C. Porto, em Lisboa. Um adepto do clube visitante, colocado na bancada B e no interior da caixa de segurança, terá partido de forma intencional um vidro de proteção situado no topo da bancada. Os fragmentos acabaram por cair para a bancada A, atingindo vários espectadores.

Na altura, a PSP confirmou a existência de 17 feridos ligeiros, tendo um deles sido transportado para o Hospital de Santa Maria. Contudo, apenas sete pessoas manifestaram vontade de avançar com procedimento criminal, apurou o Jornal de Notícias junto de fonte policial.

No decurso de uma busca domiciliária realizada após a detenção, a PSP apreendeu uma soqueira, material pirotécnico e diversos objetos alusivos ao grupo organizado de adeptos Super Dragões.

O suspeito está indiciado pelos crimes de violência associada ao desporto e dano qualificado e será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das respetivas medidas de coação.

Foto: DR