Detida mulher suspeita de burlar dezenas de pessoas com falsos arrendamentos no Grande Porto

Detida mulher suspeita de burlar dezenas de pessoas com falsos arrendamentos no Grande Porto

09/10/2025 0 Por Rmetropolitana

Uma mulher de 50 anos foi detida esta quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas da prática reiterada de crimes de burla relacionados com falsos arrendamentos de imóveis no Grande Porto, desde 2022.

De acordo com um comunicado da PJ, a suspeita atuava através da plataforma digital Marketplace, onde publicava anúncios fictícios de casas para arrendar. Aos interessados exigia o pagamento de cauções e rendas adiantadas, que deveriam ser transferidas para contas bancárias nacionais e espanholas.

Segundo a investigação, a mulher obteve um lucro ilícito superior a 10 mil euros e lesou, pelo menos, 15 vítimas. À chegada às moradas indicadas, os arrendatários descobriam que os imóveis estavam ocupados por outras pessoas, sem qualquer ligação ao contrato, ficando assim sem casa e sem o dinheiro entregue.

A Polícia Judiciária explica ainda que, quando confrontada pelas vítimas, a mulher protelava a devolução dos montantes indevidamente recebidos, sem nunca o fazer.

A suspeita já tinha sido investigada e constituída arguida pelo mesmo tipo de crime, mas isso não a impediu de continuar com a atividade fraudulenta, que se intensificou nos últimos tempos.

A detida será presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.