Depressão Kristin provoca rutura no quebra-mar de Matosinhos

Depressão Kristin provoca rutura no quebra-mar de Matosinhos

01/02/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A passagem da depressão Kristin pela costa norte provocou danos relevantes no paredão de Matosinhos, depois de a forte agitação marítima ter aberto uma brecha com cerca de sete a oito metros no quebra-mar exterior do Porto de Leixões, ao final da passada sexta-feira.

Imagens captadas pelas câmaras da SurfTotal, instaladas na praia de Matosinhos, mostram o momento em que uma onda de grande intensidade embate na estrutura, fazendo ceder parte do paredão e originando uma falha estrutural significativa.

Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) confirmou os danos no muro-cortina do quebra-mar exterior norte, na sua zona mais antiga, esclarecendo, no entanto, que a situação não coloca em causa, para já, a segurança da barra de Leixões, mantendo-se a navegação em funcionamento normal.

A autoridade portuária adiantou ainda que está prevista uma intervenção provisória para estabilização da estrutura afetada, que será realizada assim que as condições do mar permitirem trabalhos em segurança.

Este episódio junta-se a vários outros estragos registados ao longo da costa e em diferentes pontos do país, num quadro de instabilidade meteorológica severa, marcada por ondulação forte, vento intenso e precipitação persistente associados à depressão Kristin.

Foto: SurfTotal