Conselho Metropolitano avalia saída da liderança da TMP e nomeia nova administração

Conselho Metropolitano avalia saída da liderança da TMP e nomeia nova administração

07/01/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Conselho Metropolitano do Porto reúne-se na sexta-feira para decidir a destituição do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), atualmente presidido por Marco Martins, bem como a cessação de funções e a nomeação imediata de novos administradores, segundo a ordem de trabalhos da reunião.

A proposta consta do ponto 3.3 da agenda e prevê a substituição do atual conselho de administração da empresa responsável pela gestão metropolitana da mobilidade e dos transportes na Área Metropolitana do Porto.

Marco Martins, que tomou posse há cerca de 11 meses, considerou tratar-se de “uma decisão política”, sublinhando o trabalho desenvolvido desde a criação da empresa. O antigo presidente da Câmara Municipal de Gondomar afirmou ainda sentir “muito orgulho” por ter sido o primeiro presidente da TMP.

O ainda presidente da administração destacou que deixa a empresa com o trabalho estruturado para o próximo ano. “Fica tudo planeado para 2026 e espero que o projeto tenha continuidade. O caminho está todo montado e desejo que a nova administração o continue”, afirmou.

A Transportes Metropolitanos do Porto foi formalmente constituída em janeiro de 2025, integrando as valências do antigo TIP — Transportes Intermodais do Porto, responsável pelo sistema Andante — e as competências da Área Metropolitana do Porto nas áreas da mobilidade e dos transportes, passando também a gerir os contratos com os operadores da rede Unir.

O conselho de administração da TMP tomou posse em 19 de fevereiro, sendo composto por Marco Martins, na presidência, e por Luís Osório e Carla Vale, como vogais. Marco Martins assumiu funções a tempo inteiro a 3 de fevereiro de 2025, após suspender o cargo de presidente da Câmara de Gondomar no final do seu terceiro mandato.

Na reunião de sexta-feira será igualmente votada a substituição do representante da Área Metropolitana do Porto na mesa da assembleia-geral, no cargo de vice-presidente, bem como o plano de atividades e o orçamento da TMP para 2026.

Foto: DR