
Coliseu do Porto vai ser reabilitado com investimento superior a três milhões de euros
04/08/2025O Coliseu do Porto vai ser alvo de uma intervenção estrutural profunda, num investimento superior a três milhões de euros, revelou esta segunda-feira, 4 de agosto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), em declarações à SIC Notícias.
As obras de reabilitação vão incluir trabalhos de conservação, melhorias significativas ao nível da segurança, da acessibilidade e da sustentabilidade ambiental, bem como a criação de novos espaços de usufruto público. Um dos destaques será a construção de um miradouro com vista panorâmica sobre a cidade e a criação de um novo espaço turístico no interior do edifício.
O anúncio foi feito no dia em que se assinalam os 30 anos da manifestação contra a venda do Coliseu à Igreja Universal do Reino de Deus, um dos momentos mais marcantes da história recente da sala de espetáculos. Para a CCDR-N, trata-se de uma “data simbólica para uma infraestrutura cultural que é, há décadas, referência incontornável na vida artística da Região Norte e do país”.
Miguel Guedes, atual diretor do Coliseu, recordou esse dia como “uma manifestação absolutamente espontânea, vital, com uma urgência inacreditável, se calhar impensável nos dias de hoje. A rua Passos Manuel encheu-se de gente de todas as idades e classes”.
Com esta intervenção, acredita-se que o número de visitantes possa aumentar em cerca de 40%, reforçando a centralidade e atratividade do espaço. A CCDR-N sublinha que o objetivo é reforçar “esse compromisso coletivo com o futuro do Coliseu, atualizando as suas condições técnicas e funcionais sem comprometer o seu valor histórico e identitário”.