Coliseu do Porto vai renascer com obras estruturais ao fim de 80 anos

Coliseu do Porto vai renascer com obras estruturais ao fim de 80 anos

29/03/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Coliseu do Porto, um dos ícones culturais da cidade, passará por uma requalificação estrutural profunda, após mais de 80 anos sem uma intervenção de fundo. As obras terão início ainda este ano e deverão durar mais de um ano e meio. O concurso público, no valor de 2,79 milhões de euros, já foi publicado em “Diário da República” e visa a reabilitação da fachada, da torre, das caixilharias, bem como a remodelação das salas e espaços interiores, incluindo a substituição de diversas infraestruturas.

Em 2024, o telhado do Coliseu foi reparado para evitar maiores danos à estrutura e garantir a continuidade da realização de espetáculos, com financiamento de diversas entidades, como o Ministério da Cultura, a Câmara do Porto e a Associação Comercial do Porto, entre outros parceiros.

Agora, o processo avança para a fase de requalificação global, com o apoio financeiro dos municípios da Área Metropolitana do Porto e de fundos europeus. A previsão é de que as obras comecem ainda no segundo semestre deste ano, embora não se saibam ainda os impactos que poderão afetar a sala de espetáculos durante os trabalhos.

O concurso público divide-se em dois lotes: o primeiro, para obras de conservação e restauro (no valor de 233 mil euros), e o segundo, para obras de alteração (2,56 milhões de euros). O prazo para concluir o primeiro lote é de 14 meses, enquanto o segundo deverá ser terminado em 19 meses. As propostas podem ser submetidas até o dia 13 de abril.

A intervenção de reabilitação visa melhorar as fachadas, caixilharias e cobertura do edifício, com foco na melhoria do desempenho térmico, acústico e estrutural, além da impermeabilização. A torre do Coliseu, que apresenta elevado grau de degradação, também será reforçada. Outra prioridade será reduzir o impacto ambiental e o consumo de energia, com a substituição das fontes térmicas e a instalação de uma central fotovoltaica para autoconsumo, estimando-se uma significativa redução do consumo energético e das emissões de CO2.

O Coliseu do Porto, um dos maiores centros culturais da cidade, continua a sua programação de espetáculos, com um total de 160 eventos previstos até o final do ano, enquanto a requalificação promete revitalizar a infraestrutura e prepará-la para o futuro.