Coliseu do Porto inaugura nova sala de espetáculos Coliseu Box

Coliseu do Porto inaugura nova sala de espetáculos Coliseu Box

22/01/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Coliseu do Porto apresentou a Coliseu Box, uma nova sala de espetáculos de média dimensão criada no interior do histórico edifício, com o objetivo de atrair novos públicos e acolher formatos artísticos diversificados. O espaço tem capacidade para 400 pessoas sentadas ou 750 em pé.

A nova sala resulta de um reaproveitamento da sala principal do Coliseu, através da instalação de uma cortina com 12 metros de altura e de uma tela de projeção com 25 metros de comprimento. Esta configuração permitirá uma relação inovadora entre artistas e público, possibilitando que os espetáculos utilizem o cenário em 360 graus, promovendo, segundo o comunicado de imprensa, uma verdadeira “transmutação do público para o palco”.

Citado no comunicado, o presidente do Coliseu do Porto, Miguel Guedes, descreveu a Coliseu Box como “um coliseu dentro do coliseu, que cresce no interior da sua grandeza”, sublinhando que se trata de uma intervenção em que “a história não foi tocada, mas respeitada”. O responsável destacou ainda que a emblemática abóbada do edifício, uma das imagens de marca da construção da década de 1940, “continua visível”.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Jorge Sobrado, manifestou o desejo de que o novo espaço responda às necessidades e expectativas de novos espetáculos na cidade. O autarca anunciou também que, nos próximos anos, a Coliseu Box “será a casa de apresentação de jovens talentos”, no âmbito de uma iniciativa conjunta da autarquia com a Ágora, empresa municipal ligada à Cultura e ao Desporto.

Presente na apresentação, a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, afirmou que a nova sala “permite posicionar o Porto no contexto regional, nacional e também internacional, porque ganhou uma valência que não tinha”. A governante sublinhou ainda a importância de o novo espaço “manter a história, a tradição e a identidade do Coliseu, uma das salas mais emblemáticas da cultura nacional”.

A obra foi cofinanciada pelo Programa Regional Norte 2030 e teve em conta a preservação da traça original do edifício, classificado como Monumento de Interesse Público, projetado pelo arquiteto Cassiano Branco e inaugurado em 1941.

De acordo com Miguel Guedes, a Coliseu Box permitirá acolher concertos de música, mas também espetáculos de teatro, circo e pensamento, alargando a programação cultural do Coliseu do Porto.

A estreia do novo espaço está marcada para segunda-feira, com um concerto da cantora sul-africana Alice Phoebe Lou.

Foto: Coliseu do Porto