 
			Chuva forte e persistente vai marcar o fim de semana no Norte e Centro do país, alerta IPMA
30/10/2025O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para sexta-feira e sábado um cenário de chuva persistente e por vezes forte nas regiões do Norte e Centro do continente, com alguma severidade, segundo adiantou a meteorologista Patrícia Gomes.
“Os próximos dias vão ser caracterizados pela passagem de uma superfície frontal fria que vai atravessar todo o território do continente. É uma frente com muita atividade, que vai trazer chuva abundante, especialmente nas regiões Norte e Centro”, explicou à agência Lusa.
A precipitação deverá começar ainda esta noite nas zonas do Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao longo do dia de sexta-feira a todo o território continental. A frente deverá deslocar-se lentamente, ficando quase estacionária na região Centro, o que, segundo a meteorologista, “vai conferir persistência à chuva, mantendo-se durante várias horas nos mesmos locais e podendo gerar situações mais complicadas”.
No final de sexta-feira, a precipitação mais intensa deverá concentrar-se entre Setúbal e Portalegre, permanecendo sobre essa faixa durante algum tempo. Já no dia 1 de novembro (sábado), a frente deslocar-se-á para sul, embora a chuva continue a cair no Norte e Centro, “ainda que com menor intensidade”.
Face à previsão, o IPMA emitiu aviso laranja para as regiões Norte e Centro, entre as 03:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado, e aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco, entre as 03:00 de sexta e as 06:00 de sábado.
“É uma situação meteorológica complicada para algumas regiões, sobretudo porque a frente vai permanecer parada durante várias horas”, reforçou Patrícia Gomes.
Quanto ao vento, prevê-se uma intensificação a partir da tarde desta quinta-feira, especialmente nas terras altas e no litoral Norte e Centro, mas sem valores preocupantes.
As temperaturas máximas deverão situar-se entre 15 e 20 graus no Norte e Centro e entre 20 e 23 graus no Sul. As mínimas vão descer significativamente, prevendo-se valores entre 10 e 15 graus no Norte e Centro — podendo cair abaixo dos 5 graus no interior durante a noite de sábado para domingo — e entre 13 e 18 graus no Sul, descendo depois para 9 a 14 graus.
Após o mau tempo, prevê-se uma melhoria gradual: “Vamos ter a intensificação de uma crista anticiclónica, que vai trazer diminuição da nebulosidade e ausência de precipitação durante dois a três dias”, adiantou a meteorologista. No entanto, a meio da próxima semana, o tempo poderá voltar a agravar-se.
Foto: DR



