Chuva e instabilidade regressam ao continente a partir de segunda-feira
01/03/2026A partir desta segunda-feira, o tempo em Portugal continental deverá voltar a ser marcado pela instabilidade, devido à passagem de uma série de “sistemas frontais ou regiões depressionárias”. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), existe ainda a possibilidade de ocorrência de uma “gota fria” — uma depressão isolada na camada mais baixa da atmosfera — que poderá afetar o território nacional.
Este cenário deverá trazer de volta a chuva e o tempo instável, prevendo-se que estas condições se mantenham, pelo menos, até domingo, 8 de março. O IPMA explica que, ao contrário do que aconteceu entre o final de janeiro e meados de fevereiro, o atual “regime de precipitação” será mais curto, podendo ou não ser intenso. “A precipitação em janeiro e fevereiro foi contínua, inserida em massas de ar com muita água”, sublinha o instituto.
Apesar de os modelos não indicarem, para já, grandes quantidades de chuva nem um regime prolongado de precipitação, o IPMA não exclui a possibilidade de novas cheias. Mesmo com precipitação “de curta duração”, podem ocorrer inundações, embora as cheias dos rios dependam de vários fatores e não apenas da chuva.
O instituto alerta ainda que a previsão exata dos locais onde poderão ocorrer cheias é “de difícil previsão”, acrescentando que episódios de vento mais intenso podem ter “maior impacto” em zonas já fragilizadas pelas tempestades recentes. Fazer esse tipo de previsão, nesta fase, “ainda é muito incerto”.
Ainda assim, segundo o IPMA, ao longo da semana poderão ocorrer alguns dias semelhantes ao da passada quinta-feira, com períodos de céu limpo e temperaturas amenas, intercalados com fases de maior instabilidade.
Foto: DR



