
Cerâmica Valadares transforma terrenos arrendados em parque empresarial com potencial para dois mil trabalhadores
14/07/2024A Cerâmica Valadares, situada no concelho de Vila Nova de Gaia, com uma história de 103 anos, está a dar um novo passo significativo ao inaugurar um parque empresarial nos terrenos arrendados que não estavam a ser utilizados. Segundo o Jornal de Notícias, este espaço de 40 mil metros quadrados, localizado na região, poderá vir a acolher até dois mil trabalhadores quando todas as fases do projeto estiverem concluídas.
O projeto está dividido em cinco fases que serão implementadas ao longo dos próximos cinco anos. A primeira fase, que está quase finalizada, abrange uma área de 5500 metros quadrados e inclui seis pavilhões industriais, além de um edifício de dois pisos destinado a serviços. Este edifício, que anteriormente albergava a cantina da empresa, foi adaptado para novos fins e já conta com 70% de ocupação.
O investimento inicial para a primeira fase do projeto totaliza um milhão de euros, totalmente financiado com capitais próprios da empresa. Este montante incluiu trabalhos significativos de demolição, reconstrução, criação de redes subterrâneas e implementação de um sistema avançado de controlo de acessos. Estas infraestruturas são fundamentais para garantir a funcionalidade e segurança do parque empresarial.
Ao longo das cinco fases, o investimento total deverá ultrapassar os 10 milhões de euros, refletindo o compromisso da Cerâmica Valadares em revitalizar e rentabilizar os seus ativos não utilizados de forma sustentável.
A Cerâmica Valadares, que desde 2014 opera sob o nome Arch Valadares, continuará a sua atividade principal na produção de artigos para casa de banho, enquanto diversifica as suas fontes de receita através do arrendamento dos novos espaços empresariais. Atualmente, a empresa emprega 150 pessoas, e este novo projeto não só potencia o crescimento económico da região como também reforça o seu papel como um dos pilares industriais históricos da área.
Foto: DR