Centro Histórico de Vila do Conde quer ser Património Mundial da UNESCO

Centro Histórico de Vila do Conde quer ser Património Mundial da UNESCO

03/01/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Num raio de apenas 500 metros, o Centro Histórico de Vila do Conde concentra quatro monumentos nacionais e cerca de uma dezena de edifícios classificados, mas a riqueza desta zona vai muito além do património edificado. É um território vivo, marcado por tradições seculares, profundamente ligadas ao rio Ave e ao mar, que ao longo dos séculos moldaram a identidade da cidade.

construção naval em madeira, as rendas de bilros e os tapetes de flores são expressões culturais que ajudaram a tecer a alma vilacondense e que continuam ativas graças ao saber transmitido de geração em geração. Artesãos e mestres locais mantêm vivas práticas únicas, algumas delas hoje dominadas por um número muito reduzido de pessoas em todo o mundo.

É neste “casamento feliz” entre o património material — casas, conventos e igrejas — e a riqueza imaterial que a Câmara Municipal de Vila do Conde baseia a intenção de candidatar o Centro Histórico a Património Mundial da UNESCO. A autarquia acredita que a singularidade desta herança, aliada à sua continuidade no presente, reúne as condições necessárias para um reconhecimento internacional.

Recorde-se que o Centro Histórico de Vila do Conde foi classificado após 46 anos de espera, um passo considerado decisivo para a valorização e proteção de um espaço que continua a afirmar-se não apenas como memória, mas como lugar de vida, trabalho e tradição.

Imagem: DR