Casa de candidato da AD em Custóias, Matosinhos, atingida a tiro

Casa de candidato da AD em Custóias, Matosinhos, atingida a tiro

19/08/2025 0 Por Rmetropolitana

A casa de Vasco Costa, candidato da Aliança Democrática (AD) à Junta de Freguesia de Custóias, em Matosinhos, foi atingida esta segunda-feira por um disparo de arma de fogo. O caso foi participado à PSP, que se deslocou ao local, tendo a Polícia Judiciária assumido posteriormente a investigação.

De acordo com a estrutura local da AD, o disparo ocorreu cerca das 09:00, perfurando a janela de vidros duplos da sala de jantar da habitação. O candidato encontrava-se em casa no momento e foi surpreendido por um “forte estrondo”, não tendo sofrido quaisquer danos pessoais.

Em comunicado, a AD/Matosinhos referiu ainda que, nos últimos dias, vários candidatos das suas listas têm sido alvo de atos de coação e intimidação, sublinhando que este tipo de episódios “não dignifica o exercício da cidadania”.

“Não tendo a certeza da correlação dos factos — ser candidato e o tiro — foi apresentada uma denúncia contra desconhecidos”, declarou Vasco Costa, citado no mesmo comunicado.

O líder concelhio da coligação, Bruno Pereira, garantiu que a AD mantém-se determinada em conquistar a Câmara de Matosinhos nas eleições autárquicas de 12 de outubro, apelando à criação de um ambiente de respeito, liberdade e segurança como condição essencial para o exercício democrático.

À autarquia de Matosinhos concorrem ainda a atual presidente Luísa Salgueiro (PS), José Pedro Rodrigues (CDU), António Parada (Chega), Pedro Filipe Soares (Bloco de Esquerda), Filipe Garcia (Iniciativa Liberal) e Diana Sá (Livre).

O executivo municipal é atualmente composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.

Foto: DR