
Câmara Municipal da Maia anuncia conclusão das obras na ponte de Brás Oleiro
14/01/2023As obras na ponte do Brás de Oleiro, na Maia, deram um “importante passo em frente”, com os trabalhos de betonagem dos novos maciços de encabeçamento daquela passagem, estando prevista a sua conclusão para março, disse esta sexta-feira a autarquia.
Em comunicado, aquela autarquia do distrito do Porto refere que as obras naquele local começaram em outubro e que “a linha férrea obriga a que os trabalhos só possam decorrer durante a noite, garantindo a segurança das populações e diminuindo os incómodos para quem utiliza aquela passagem aérea ao longo do dia”.
Numa primeira fase, aponta o texto, “foram colocadas as bases de apoio do cimbre dos maciços de encabeçamento das microestacas M1 e M2” e “foram aplicadas lajes de betão pré-fabricadas em ambos os encontros da Passagem Superior do lado Ermesinde”, sendo que “a partir do canal ferroviário foi ajustado o seu posicionamento no local de aplicação”.
Depois, descreve a autarquia, “procedeu-se à montagem do cimbre (cofragem que serve de molde para a construção da laje da nova ponte) dos maciços de encabeçamento M1ERM (norte – Areosa) e M2ERM (sul – Alto da Maia)”.
Com as duas estruturas de cimbre montadas (M1ERM e M2ERM), salienta o texto, “vai ser possível avançar com a colocação das cofragens e armaduras para permitir a betonagem dos maciços de encabeçamento das microestacas (M1 e M2)”.
Concluídos os maciços e possibilitada a sua desmoldagem, “vai ser possível dar sequência ao processo de demolição de metade do tabuleiro existente, do lado de Ermesinde (nascente)”.
A obra está a “avançar diariamente”, entre as 3h00 e as 8h00 “ao ritmo possível, tendo em conta que se impõe garantir a segurança de pessoas e bens e conciliar as demais condicionantes, nomeadamente as condições atmosféricas”.