Câmara de Matosinhos vai instalar novo coletor na Zona Industrial da Arroteia

Câmara de Matosinhos vai instalar novo coletor na Zona Industrial da Arroteia

24/03/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal de Matosinhos vai instalar um novo coletor de águas pluviais na Zona Industrial da Arroteia, em Leça do Balio, depois do colapso de um tubo que provocou inundações no sábado, informou fonte da autarquia.

A obra deverá durar pelo menos três meses, segundo o chefe do departamento de conservação da Câmara de Matosinhos, Ricardo Teixeira, sem avançar com estimativas de custos. “Só na segunda-feira, com o início dos trabalhos de desenho técnico, teremos mais detalhes, mas é certo que a solução futura passará por um novo coletor“, afirmou.

O novo coletor não substituirá o antigo, mas funcionará em lógica de ‘bypass’, garantindo maior capacidade de escoamento.

As inundações de sábado afetaram dezenas de armazéns na Zona Industrial da Arroteia, além de provocar carros submersos e dificuldades de acesso a infraestruturas vizinhas, como um ginásio e um hotel.

Durante o sábado, diversas corporações de bombeiros de concelhos do distrito, bem como a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), estiveram no local. Durante a noite, os serviços de Proteção Civil de Matosinhos receberam o apoio de bombas de alto débito vindas da Figueira da Foz e Lisboa, para acelerar a drenagem da área afetada.

A situação está atualmente controlada, segundo Ricardo Teixeira, que explicou que valas estão a ser preparadas para acomodar bombas e mangueiras, permitindo que as empresas retomem as suas atividades na segunda-feira.

O próximo passo será utilizar um robot de inspeção para avaliar e limpar eventuais obstruções no coletor atual, otimizando o seu funcionamento enquanto o novo coletor não está concluído.

Por fim, o responsável da câmara garantiu que a energia elétrica foi totalmente reposta na zona.

Foto: DR