Câmara de Arouca homenageia 201 bombeiros pelo combate aos incêndios de julho

Câmara de Arouca homenageia 201 bombeiros pelo combate aos incêndios de julho

07/01/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal de Arouca vai homenagear 201 bombeiros que estiveram envolvidos no combate aos grandes incêndios que atingiram o concelho no mês de julho, informou esta quarta-feira fonte municipal.

A cerimónia está marcada para sexta-feira, pelas 20h45, e inclui a entrega da medalha de mérito municipal de grau ouro aos bombeiros das corporações de Arouca, Fajões e Nespereira. A distinção abrange tanto o quadro de comando como o quadro ativo das três corporações.

No total, serão reconhecidos 201 operacionais pelo trabalho desenvolvido no combate aos incêndios que devastaram uma vasta área do território arouquense. A proposta de louvor foi apresentada em reunião de câmara pela presidente da autarquia, Margarida Belém, e mereceu aprovação unânime.

Segundo a autarca, esta homenagem pretende “expressar a gratidão da comunidade pelos operacionais que asseguram a segurança e a tranquilidade dos cidadãos”, sublinhando ainda que a distinção “serve também para promover o voluntariado e inspirar as gerações mais jovens para a participação cívica e o apoio aos mais vulneráveis”.

Recorde-se que, durante o mês de julho, os incêndios consumiram cerca de quatro mil hectares de área florestal no concelho de Arouca, obrigando inclusivamente ao encerramento dos Passadiços do Paiva. As chamas chegaram a ameaçar habitações em várias freguesias e mobilizaram um dispositivo considerado recorde, que contou com cerca de 800 operacionais no terreno, apoiados por diversos meios aéreos e terrestres.

O incêndio, que teve início a 28 de julho e se prolongou por vários dias, foi um dos maiores registados no país, levando à evacuação de algumas aldeias, numa altura em que a onda de calor e os ventos fortes dificultaram significativamente o combate às chamas.

Foto: DR