Buscas na FPF: Venda de imóvel por mais de 11 milhões sob investigação

Buscas na FPF: Venda de imóvel por mais de 11 milhões sob investigação

25/03/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Polícia Judiciária (PJ) realizou, esta terça-feira, dezenas de buscas na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no âmbito de uma investigação relacionada com a venda da antiga sede da organização, localizada na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa. O negócio, que ultrapassou os 11 milhões de euros, levanta suspeitas de corrupção, recebimento indevido de vantagem, participação económica em negócio e fraude fiscal qualificada.

De acordo com fontes ligadas ao processo, os principais alvos da investigação são Paulo Lourenço, antigo secretário-geral da FPF, e António Gameiro, mediador que representou os compradores do imóvel. Ambos já foram constituídos arguidos.

A operação da PJ, realizada na Cidade do Futebol, ocorre numa altura em que Fernando Gomes, ex-presidente da FPF, deixou recentemente o cargo para assumir a liderança do Comité Olímpico de Portugal (COP). No entanto, segundo a CNN Portugal, nem Fernando Gomes nem Tiago Craveiro, CEO da FPF entre 2012 e 2022, são suspeitos de qualquer crime.

A investigação centra-se em negócios imobiliários dos últimos anos e poderá ter implicações significativas na gestão e transparência do organismo que tutela o futebol português. As autoridades continuam a recolher elementos que possam esclarecer eventuais irregularidades na transação do imóvel.

Foto: DR