Bebé de sete dias transportado em avião da Força Aérea do Funchal para o Porto

Bebé de sete dias transportado em avião da Força Aérea do Funchal para o Porto

08/12/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Na passada sexta-feira, um bebé de apenas sete dias foi transportado de emergência, num avião da Força Aérea, do Funchal para um hospital no Porto. O recém-nascido precisava de cuidados médicos urgentes, e a transferência foi realizada devido à possibilidade de necessitar de um tratamento de substituição renal.

A Força Aérea foi ativada pelas 12 horas de sexta-feira, com um avião Falcon 50 da Esquadra 504 – “Linces” partindo do Aeródromo de Trânsito N.º 1. O voo, que não se antevia fácil devido às condições da criança e à necessidade de não ultrapassar os 3 mil pés (900 metros) de altitude, durou cerca de quatro horas. A bordo, o bebé foi acompanhado por uma equipa médica civil e uma equipa do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea.

O recém-nascido foi recebido no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), no Porto, onde se encontra estável. A unidade, pertencente à Unidade Local de Saúde de Santo António (ULSSA), dispõe desde 2022 de uma máquina especializada para realizar diálise em recém-nascidos com problemas renais ou metabólicos.

A transferência foi uma operação complexa, mas crucial para assegurar que o bebé recebesse os cuidados especializados de que necessitava.

Foto: FAP