Banhos desaconselhados na praia de Matosinhos devido a contaminação da água

Banhos desaconselhados na praia de Matosinhos devido a contaminação da água

03/09/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Os banhos na praia de Matosinhos, estão desde esta terça-feira desaconselhados devido à presença de contaminação microbiológica na água, informou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De acordo com a entidade, análises realizadas revelaram a presença de bactérias patogénicas, nomeadamente Escherichia coli e enterococos intestinais, levando à decisão de desaconselhar a ida a banhos.

Esta é já a quinta vez desde o início da época balnear que a praia de Matosinhos regista restrições à prática balnear, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

A qualidade da água nesta praia tem vindo a deteriorar-se nos últimos anos: em 2022 foi classificada como “boa”, em 2023 desceu para “aceitável” e em 2024 foi considerada “má”.

No concelho de Matosinhos, a época balnear teve início a 14 de junho e prolonga-se até 14 de setembro.

Foto: DR