Associação Espaço T inaugura exposição em Galerias Comunitárias em várias freguesias do Porto

Associação Espaço T inaugura exposição em Galerias Comunitárias em várias freguesias do Porto

19/11/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Espaço t inaugurou esta quinta-feira, dia 17 de novembro, 3 das as 10 Galerias Comunitárias, que a partir desta data, apresentam a primeira exposição destas Galerias, em exibição até 31 de dezembro.

A inauguração ocorreu na Galeria Comunitária de Ramalde no Espaço Comunitário Ramalde, a Galeria Comunitária de Lordelo, no Centro Iniciativa Jovem e a Galeria Comunitária de Aldoar, no Porto.

As exposições têm a curadoria e direção artística de Albuquerque Mendes.

O projeto Galerias Comunitárias é cofinanciado pelo POISE e pelo Fundo Social Europeu, através da Portugal Inovação Social, e conta com o investimento social da Câmara Municipal do Porto através da Domus Social EM. e da Fundação Belmiro de Azevedo.

O Espaço t está a desenvolver em 10 bairros socialmente excluídos da cidade do Porto, o projeto “Galerias Comunitárias”.

Esta iniciativa de inovação social iniciada em janeiro de 2020, pretende sensibilizar crianças e jovens dos Bairros de Lordelo, Pasteleira, Ramalde, Falcão, Contumil, Fontainhas, Viso, Cerco, Lagarteiro, Aldoar, para um pensamento mais crítico e participativo através da dinamização de ateliês de artes plásticas, desenvolvidos semanalmente nestes territórios, por Catarina Oliveira.

Neste sentido, nos 10 locais identificados, foram criadas 10 Galerias que passam a ser da cidade, e das diferentes comunidades e onde serão apresentadas as criações artísticas destes jovens moradores destes territórios do Porto, desenvolvidos nos ateliês semanais de artes plásticas, criando-se assim um roteiro cultural emergente, que procura ainda aproximar a cidade aos seus bairros e às suas gentes.