
Artesanato de São Tomé e Príncipe em Destaque na 46ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde
17/07/2024A 46ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, que terá lugar nos Jardins da Av. Júlio Graça de 20 de julho a 4 de agosto, promete destacar as artes tradicionais do arquipélago de São Tomé e Príncipe. Este evento prestigiado reunirá cerca de 200 artesãos nacionais, proporcionando uma panorâmica abrangente do artesanato português.
Celebrando a diversidade dos materiais e formas de expressão artesanal, a feira é um marco reconhecido que valoriza e protege a nossa memória coletiva. A segunda edição do Concurso Jovem Artesão, patrocinado pelo Crédito Agrícola, será realizada com a participação de 31 jovens artesãos, visando destacar a criatividade dos talentos até 30 anos de idade.
Também com o apoio do Crédito Agrícola, o Prémio Feira Nacional de Artesanato será reeditado com o tema “LIBERDADE”, em honra dos 50 anos da Revolução de Abril. Este prémio visa não só dignificar o artesanato, mas também promover a qualidade e defender os valores histórico-culturais através das criações artísticas.
São Tomé e Príncipe: Um Destaque Histórico-Cultural
Em coincidência com os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, cuja obra “Os Lusíadas” imortalizou a epopeia dos Descobrimentos, São Tomé e Príncipe será o foco principal da feira. Descobertas no final de 1470, as ilhas desempenharam um papel crucial na história de Portugal, preservando até hoje fortes laços culturais com o passado português.
O artesanato são-tomense reflete o estilo de vida, tradições e folclore das ilhas, utilizando materiais como madeira, cestaria e conchas do mar. Além disso, a gastronomia do arquipélago, que inclui sabores como banana, fruta-pão, peixe, búzio e calúlú, será celebrada no Restaurante das Jornadas Gastronómicas da feira, nos dias 20 e 21 de julho, com propostas gastronómicas preparadas pelos são-tomenses Mestre Chocolateira Céu Carvalho e Chef Hélio Menezes.
Eventos e Atrações
A Feira Nacional de Artesanato oferece entrada gratuita em um espaço ao ar livre com 11.000 m², onde os artesãos participantes exibem suas habilidades ancestrais. Um dos momentos emblemáticos do evento será o Dia da Rendilheira, em 28 de julho, onde mais de uma centena de rendilheiras demonstrarão ao vivo a arte das Rendas de Bilros de Vila do Conde.
Além do artesanato, o evento inclui uma rica programação cultural com música, dança e cantares tradicionais. As Jornadas Gastronómicas destacam-se por oferecer aos visitantes uma viagem pela cozinha portuguesa e, nos primeiros dias do evento, pelos sabores únicos de São Tomé e Príncipe.
Para mais informações sobre o evento e para consultar o programa completo.