
Arouca investe cerca de 735 mil euros na reabilitação do Parque de Campismo do Merujal
18/04/2025A Câmara Municipal de Arouca vai investir aproximadamente 735 mil euros na segunda fase de reabilitação do Parque de Campismo do Merujal, a única infraestrutura do género no concelho, que em 2024 acolheu 1.435 visitantes. A informação foi avançada pelo município, que destaca a importância do equipamento na estratégia turística local.
Localizado em plena Serra da Freita, no território classificado como Geoparque Mundial da UNESCO, o parque registou no ano passado 2.870 noites de estadia, correspondendo a uma média de dois dias por visitante. O objetivo da autarquia é prolongar essa permanência, reforçando a atratividade e qualidade da oferta turística da região.
Esta intervenção corresponde à segunda etapa de um plano mais amplo, iniciado em 2023, com uma primeira fase que envolveu a reabilitação dos balneários e a criação de uma estrutura de apoio ao autocaravanismo, num investimento de cerca de 300 mil euros.
De acordo com o município, a nova fase da obra incluirá a reabilitação e ampliação do edifício principal, a construção de um pequeno edifício de receção, a criação de uma praceta envolvente e a vedação de todo o recinto, que ocupa uma área de 10.137 metros quadrados.
“O Parque de Campismo do Merujal é a única infraestrutura do género que temos no território e o facto de estar localizado no coração da Serra da Freita faz com que seja muito importante para a nossa estratégia e oferta turística”, referiu à agência Lusa fonte da Câmara de Arouca, sublinhando que os efeitos da exposição prolongada às intempéries exigem uma manutenção constante de uma estrutura com quase três décadas.
Está ainda prevista uma terceira fase de intervenção, cujo investimento está por definir, mas que será centrada na instalação de novos bungalows, reforçando o alojamento disponível no parque. A autarquia assegura que está em causa “um investimento profundo e significativo” em todas as fases do projeto.
Se os trâmites legais decorrerem dentro da normalidade, a obra deverá iniciar-se entre o final de junho e o início de julho, com um prazo de execução estimado em 12 meses. Durante esse período, o parque de campismo estará encerrado ao público.
Foto: DR