
Área Metropolitana do Porto alcançou mais de 80% dos passageiros
10/02/2025Em 2024, o uso de passes mensais alcançou um novo recorde, com mais de 80% dos passageiros nas áreas metropolitanas do Porto, Lisboa, Braga e Coimbra a optar por esta forma de pagamento.
A procura continua a crescer nas grandes cidades, com destaque para o aumento de 10,3% no número de passageiros nos metros e autocarros da Grande Lisboa e Grande Porto. No total, mais de 876 milhões de pessoas viajaram nas redes Andante e Navegante, o que representa um acréscimo de 82 milhões de viagens em relação ao ano anterior 2023.
Este crescimento tem uma influencia jovem, com a medida gratuita para crianças e jovens até aos 23 anos, implementada no inicio de 2024 e alargada em dezembro, tem conquistado cada vez mais clientes. A descida dos preços dos passes tem sido outra das razões para o aumento da adesão, tornando o transporte público uma opção ainda mais acessível para os cidadãos.
A tendência é clara: os passes mensais são cada vez mais populares, ajudam a melhorar a mobilidade urbana e reduzir os custos de deslocação, para além de contribuir para o meio ambiente.
Notícia produzida por Mariana Mesquita
Foto: UNIR