
Aprovado projeto para novo Posto Territorial da GNR de Cesar em Oliveira de Azeméis
06/09/2025A Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (MAI) informou a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis da aprovação do Projeto de Execução para a construção do novo Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Cesar.
O MAI está a avançar com os procedimentos para a celebração de um Contrato Interadministrativo que permitirá ao Município assumir a posição de “Dono de Obra”. Desta forma, Oliveira de Azeméis ficará habilitado a abrir o concurso público de empreitada e a executar a construção do novo posto, seguindo o modelo já aplicado na requalificação do Posto Territorial de Cucujães.
Segundo a autarquia oliveirense, o investimento previsto é de cerca de 2,6 milhões de euros e permitirá que os militares da GNR de Cesar exerçam as suas funções em condições mais dignas e seguras, oferecendo um atendimento de maior qualidade à população.
O Posto Territorial de Cesar abrange uma área de 85 km², servindo aproximadamente 19 mil habitantes distribuídos por cinco freguesias de Oliveira de Azeméis — Cesar, Fajões, Macieira de Sarnes, Carregosa e Nogueira do Cravo — e três freguesias de Arouca — Escariz, Fermedo e S. Miguel do Mato.
Com esta obra, ficará satisfeita uma antiga reivindicação da população de Cesar, fortalecendo a rede de postos da GNR do concelho e garantindo a prestação de serviços públicos essenciais com maior qualidade e segurança.
Foto: CM Oliveira de Azeméis