
Aprovado o regresso das 24 freguesias ao concelho de Gaia
13/12/2022A Câmara de Gaia, pela voz do vice-presidente, Patrocínio Azevedo (substituiu Eduardo Vítor Rodrigues na reunião camarária), reiterou, esta segunda-feira, a “posição favorável” quanto à desagregação das freguesias. “Queremos Gaia com 24 freguesias. Temos de respeitar a vontade da população e corrigir um erro histórico”, explicou o autarca.
O processo parece estar bem encaminhado, mas a decisão final caberá à Assembleia Municipal, marcada para quinta-feira.
Na reunião de Câmara, o ponto relativo à desagregação foi aprovado por unanimidade, contando com os votos dos dois vereadores do PDS. Cancela Moura usou da palavra para salientar que o “regresso às 24 freguesias é fundamental”.
O social-democrata recordou a recente consulta em Seixezelo, para avaliar o anseio da população relativamente à desvinculação de Pedroso, concluindo que se tratou de uma “excelente demonstração de cidadania”, com 700 participantes, onde há cerca de 1000 eleitores.
“O processo sofreu um atraso, mas valeu a pena. É um orgulho haver unanimidade em Gaia quanto ao tema. Espero que a Assembleia Municipal também possa aprovar por unanimidade. Estamos a corresponder ao desejo da população. Subscrevemos o parecer prévio da Câmara”, referiu Cancela Moura.
Dário Silva, vereador socialista que acompanhou o andamento dos dossiês junto das freguesias, felicitou a forma como tudo decorreu, sublinhando que a Autarquia “cumpriu o seu papel, ao fazer vingar” as pretensões dos munícipes.