
Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal do Brasil
08/01/2023A invasão começou depois dos apoiantes radicais, que arremessaram a polícia com paus e pedras, terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, na capital do Brasil.
Apesar de a polícia federal ter colocado barreiras de proteção, os bolsonaristas avançaram e furaram o cerco, conseguindo entrar nos principais edifícios do Estado. Rapidamente, imagens dos invasores começaram a disseminar-se nas redes socais, nas quais se pode ver um cenário de destruição em algumas das principais salas das sedes que representam os três poderes: legislativo (Congresso), executivo (Planalto) e judicial (Supremo).
“O nosso objetivo é tomar os três poderes, as sedes do executivo, o legislativo e o judiciário”, contou Alexander, um jovem de 27 anos residente numa zona periférica de Brasília.
O Ministro da Justiça usou as redes sociais para dizer que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”.
Já há imagens também de elementos da cavalaria da Polícia Militar tentando dispersar parte da multidão que tenta invadir também o STF transmitidas pela rede de televisão brasileira GloboNews de um helicóptero nas quais é possível ver “bolsonaristas” invadindo a área externa do prédio do STF e reagindo à ação de polícias que tentam dispersá-los.
Há também imagens de manifestantes na área externa e dentro do Palácio do Planalto, sede do Governo brasileiro