Ano letivo arranca com restrições ao telemóvel e mudanças na disciplina de Cidadania na Área Metropolitana do Porto

Ano letivo arranca com restrições ao telemóvel e mudanças na disciplina de Cidadania na Área Metropolitana do Porto

15/09/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Milhares de alunos das escolas da Área Metropolitana do Porto regressaram esta segunda-feira às aulas, marcando o início do ano letivo 2025/26 com várias mudanças significativas. Entre as principais alterações estão a proibição do uso de telemóveis para os alunos do primeiro e segundo ciclos e ajustes na disciplina de Cidadania.

As escolas tiveram autonomia para organizar o início do ano letivo entre os dias 11 e 15 de setembro, mas todos os alunos entram agora em estabelecimentos com novas regras de utilização de dispositivos móveis, que também podem abranger estudantes do terceiro ciclo quando estes se cruzam com os mais novos.

A disciplina de Cidadania sofreu uma redução das áreas de aprendizagem de 17 para 8, mantendo conteúdos sobre sexualidade no domínio da saúde e introduzindo novos temas, como a literacia financeira.

Para enfrentar a escassez de docentes, o Governo lançou medidas de incentivo, incluindo apoios à deslocação de professores colocados a mais de 300 km da área de residência, com um valor máximo de 500 euros pagos ao longo de 11 meses. Apesar destas medidas, a falta de professores continua a ser um desafio, também na região do Porto, ainda que menos acentuado do que em Lisboa e Vale do Tejo, Setúbal e Algarve.

O ano letivo arranca, assim, com regras mais restritivas e novas ferramentas pedagógicas, refletindo uma aposta do Governo em mais disciplina, segurança e inovação nas escolas.

Foto: DR