
ADN apresenta Frederico Duarte Carvalho como candidato à Câmara do Porto
16/08/2025O Alternativa Democrática Nacional (ADN) anunciou este sábado a candidatura do jornalista Frederico Duarte Carvalho à presidência da Câmara Municipal do Porto, a dois dias do prazo final para a entrega das listas às eleições autárquicas.
Contactado pela agência Lusa, o candidato preferiu não detalhar ainda o programa eleitoral, mas sublinhou que a habitação será um dos temas centrais da sua campanha, apontando também para outros problemas que considera “óbvios” e que afetam tanto a cidade como o país.
Frederico Duarte Carvalho defendeu ainda que o Porto deve abandonar “aquela coisa de segunda cidade do país”, lembrando que a Invicta “sempre deu exemplos de leis que podem e devem ser usadas em Lisboa e no país inteiro”.
O jornalista, que iniciou a carreira no extinto diário O Primeiro de Janeiro e atualmente trabalha em regime freelance, acredita que a experiência profissional lhe confere uma visão privilegiada sobre a política. “Ser jornalista permite-me até conhecer muitas coisas que alguns cidadãos não conhecem da política”, afirmou.
Questionado sobre a oportunidade do anúncio, tão próximo do fecho das candidaturas, Frederico Duarte Carvalho rejeitou a ideia de precipitação. “Não é uma coisa à última da hora. Já tinha sido convidado há algum tempo. Perguntaram-me se eu queria ser candidato à Câmara do Porto e eu disse: ‘Ao Porto não se diz não’”, referiu.
Além do candidato do ADN, estão já confirmadas as candidaturas de Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro – coligação NC/PPM), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), Filipe Araújo (independente), António Araújo (independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).
O atual executivo camarário é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, contando ainda com dois vereadores do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.
As eleições autárquicas realizam-se no próximo 12 de outubro.
Foto: DR