Academia Ponto Verde leva reciclagem às praias de Matosinhos e Leça da Palmeira

Academia Ponto Verde leva reciclagem às praias de Matosinhos e Leça da Palmeira

22/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Crianças e jovens vão poder aprender mais sobre a importância da reciclagem de embalagens nas praias de Matosinhos e Leça da Palmeira, nos dias 23 e 24 de julho, respetivamente, com o roadshow da Academia Ponto Verde. A iniciativa decorre durante a manhã e transforma as zonas balneares em espaços de diversão e sensibilização ambiental.

Promovida pela Sociedade Ponto Verde (SPV), a Academia Ponto Verde percorre este verão praias e piscinas de norte a sul do País, e chega, pela primeira vez, às Ilhas, até 1 de agosto. O objetivo é incentivar os mais novos a adotarem comportamentos mais sustentáveis, mesmo durante as férias.

Entre as atividades propostas destacam-se um jogo de tabuleiro gigante, onde as crianças são os próprios peões e testam os seus conhecimentos sobre reciclagem, e a “Hora do Conto”, com um livro de grandes dimensões que, através de ilustrações coloridas, estimula a criatividade e explica a importância de separar corretamente as embalagens. Após a história, os participantes terão a oportunidade de praticar, depositando réplicas de embalagens nos ecopontos verde, amarelo e azul.

“Este verão, regressamos a Matosinhos e a Leça da Palmeira para sensibilizar crianças e jovens para a reciclagem de embalagens, através de experiências educativas e interativas. Os mais novos são os influenciadores do futuro e estar com eles, onde já estão, é essencial para promover comportamentos sustentáveis”, sublinha Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da SPV, que estima que a iniciativa possa chegar a cerca de quatro mil crianças este ano.

A Academia Ponto Verde é um projeto educativo permanente da Sociedade Ponto Verde, que aposta na literacia ambiental e na promoção da reciclagem de embalagens através de atividades lúdicas e formativas. A iniciativa conta com o apoio institucional da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas, da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática dos Açores e da DRAM – Direção Regional do Ambiente e Mar da Madeira.

Foto: Sociedade Ponto Verde