
“A Epopeia da Sardinha” juntou gerações em concerto comemorativo do Dia da Criança em Matosinhos
02/06/2025O Jardim Basílio Teles, em Matosinhos, foi palco, no passado domingo, de um concerto intergeracional que assinalou de forma festiva e inclusiva o Dia Mundial da Criança. Intitulado “Grande Pesca Sonora: A Epopeia da Sardinha”, o espetáculo foi promovido pela Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) no âmbito das Festas do Senhor de Matosinhos e destacou-se pela sua componente artística, educativa e comunitária.
Mais de uma centena de participantes – entre músicos da OJM, estudantes de várias escolas do concelho, projetos comunitários, famílias e parceiros educativos – deram vida a um momento único que combinou música tradicional, jazz, eletrónica e arranjos originais. O concerto foi o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo pelo Programa Educativo da OJM e contou com direção artística de Beatriz Rola e Duarte Cardoso.
O espetáculo envolveu vários grupos e iniciativas locais, nomeadamente a OFM – Orquestra de Famílias de Matosinhos, o Cluster, o LEM – Laboratório de Experimentação Musical, o CIMA (com alunos da EB1/JI de Sendim), o Coro Jazz (em parceria com a EB Professor Óscar Lopes), o Clube de Música da Escola Secundária da Boa Nova e o projeto +Literacia, desenvolvido em colaboração com a ADEIMA.
Celebrando a diversidade, a criatividade e a força da criação coletiva, esta “Epopeia da Sardinha” transformou o centro de Matosinhos num espaço de encontro entre gerações, onde a música serviu de elo entre crianças, jovens, famílias e artistas num ambiente de partilha e festa.
Foto: CM Matosinhos