PSD junta apoiantes em arruada no Porto com Rui Rio a dizer que PS merece perder

27/01/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Rui Rio recebeu, no Porto, um banho de multidão à passagem da caravana do PSD pela Rua de Santa Catarina. A tradicional arruada cumprida esta quinta-feira de tarde juntou milhares de pessoas que não pararam de cantar que “o Porto é laranja” e jubilaram quando o candidato a primeiro-ministro afirmou que “o PS merece perder”. Rangel, Menezes e Aguiar-Branco apareceram. Primeiro Rio fintou-os, mas depois agradeceu a presença.

Depois de três dias mornos de campanha, a caravana do PSD foi recebida em grande festa, no Porto, com a maior moldura humana da campanha laranja até ao momento. Em casa, Rui Rio quer fazer história ao ser o único primeiro-ministro em tempo de República depois de ser presidente da Câmara do Porto. “Centro e treze anos depois, um antigo presidente da Câmara do Porto pode chegar novamente a primeiro-ministro do país com a vossa ajuda e com o vosso voto”, começou por dizer.

Ladeado por Paulo Rangel, Luís Filipe Menezes e José Pedro Aguiar-Branco, o líder do PSD falou de uma varanda enquanto a multidão vibrava. Cedo apontou a mira ao PS que “optou por fazer uma campanha que em vez de dar as suas ideias tratava de deturpar”. Segundo Rio, o PS inventou que o PSD quer privatizar a Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde, impedir aumentos do salário mínimo e aproximar-se da Extrema-Direita. “Fez uma campanha na base da mentira, merece perder”, acusou, perante os apoiantes em festa.

Umas horas antes, Rui Rio tinha arrefecido a confiança na vitória dizendo que tem humildade “para ganhar e para perder”, mas muitos dos que ali estavam pareciam ter a certeza que o PSD vai vencer a 30 de janeiro. Cantou-se “vitória”, que “já só faltam três dias para a vitória” e “é canja, o Porto é laranja”.