Outubro traz temperaturas acima dos 25 graus, mas litoral Norte deverá ter menos calor
10/10/2026Previsão aponta para uma semana mais quente e seca do que o habitual, com os termómetros perto dos 30 graus em algumas regiões do país.
Portugal continental poderá registar temperaturas invulgarmente elevadas para meados de outubro durante a próxima semana, com valores próximos dos 30 graus em várias regiões, sobretudo no Sul e no interior do país.
As previsões da Meteored para o período entre 12 e 19 de outubro indicam a continuação de tempo quente e pouca precipitação, numa altura em que já seria expectável uma descida mais acentuada das temperaturas.
Na segunda-feira, o Alentejo Litoral poderá atingir os 31 graus, enquanto Évora e Beja deverão aproximar-se dos 29 graus. Em Lisboa, os termómetros poderão chegar aos 28 graus.
No Centro do país, especialmente nas zonas do interior, são esperadas temperaturas próximas dos 27 graus. Já no litoral Norte e Centro, a influência do oceano Atlântico deverá contribuir para valores mais moderados.
No Grande Porto e na restante faixa costeira do Norte, a previsão aponta, assim, para um cenário menos quente do que o esperado para o interior e o Sul, embora a evolução das condições meteorológicas possa alterar os valores previstos.
Apesar desta subida das temperaturas, os meteorologistas ressalvam que não se trata de um episódio de calor comparável aos registados durante o verão. A previsão apresenta ainda alguma incerteza, por se referir a um período com vários dias de antecedência.
A tendência dominante é, contudo, de tempo mais quente e seco do que o habitual para esta altura do ano, podendo prolongar-se ao longo de grande parte da próxima semana.
Foto: DR



