Póvoa de Varzim encerra piscinas municipais após deteção de legionela
01/10/2026Bactéria foi identificada nas águas quentes dos balneários. Complexo ficará fechado até serem concluídas as intervenções e confirmadas as condições de segurança.
As piscinas municipais da Póvoa de Varzim foram encerradas depois de ter sido detetada a presença da bactéria Legionella pneumophila nas águas quentes sanitárias dos balneários.
A informação foi comunicada esta quinta-feira aos utentes pela Varzim Lazer, empresa municipal responsável pela gestão do complexo. Segundo a entidade, as análises realizadas apontaram para um nível de risco classificado como moderado-baixo.
Por precaução, todo o complexo, incluindo os balneários, permanecerá temporariamente encerrado. A reabertura só acontecerá depois de concluídas as intervenções necessárias e confirmadas as condições adequadas de segurança.
A Varzim Lazer informou ainda que as autoridades competentes já foram notificadas e que será realizada uma desinfeção dos focos identificados, através de tratamentos térmicos e químicos.
A legionela pode provocar a doença dos legionários, uma forma grave de pneumonia. A transmissão ocorre sobretudo através da inalação de pequenas gotículas de água contaminada, não sendo habitual a transmissão entre pessoas.
As autoridades e a empresa municipal acompanham a situação, enquanto decorrem os procedimentos destinados a eliminar a bactéria e permitir a futura reabertura das instalações.
Foto: DR



