Vale de Cambra garante atividades de tempos livres a 50 crianças

Vale de Cambra garante atividades de tempos livres a 50 crianças

16/09/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra vai continuar a assegurar atividades de tempos livres a cerca de 50 crianças e jovens de famílias carenciadas, apesar do fim do financiamento do BPI e da Fundação La Caixa.

A continuidade do projeto Infância+ será garantida através de verbas da própria instituição e do apoio de vários mecenas locais.

Para o novo ano letivo, a Santa Casa disponibilizou 28 mil euros para manter o projeto, que anteriormente chegou a abranger cerca de 75 crianças com um financiamento de 41.560 euros.

A seleção dos beneficiários terá por base a situação socioeconómica das famílias.

As crianças poderão participar em atividades como música, dança, teatro, expressão plástica e desporto, permitindo o acesso a experiências de enriquecimento educativo e cultural que poderiam ficar fora do alcance de famílias com menores recursos.

A Misericórdia considera ainda que os ATL assumem um papel importante no apoio às famílias, sobretudo quando os pais estão a trabalhar e não existe retaguarda familiar para acompanhar as crianças depois do horário escolar.

O projeto tem também uma dimensão de integração social, nomeadamente junto das famílias imigrantes residentes no concelho.

Atualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra acompanha 80 crianças em atividades de tempos livres, além de manter outras respostas sociais destinadas à infância, juventude e população sénior.

Foto: DR