Misericórdia do Porto encerra hortas comunitárias do Conde Ferreira para avançar com obras de requalificação

Misericórdia do Porto encerra hortas comunitárias do Conde Ferreira para avançar com obras de requalificação

12/07/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

As hortas comunitárias e terapêuticas do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, no Porto, vão encerrar até ao final de outubro para dar lugar às obras de requalificação previstas para o complexo hospitalar. A decisão foi comunicada pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), que notificou os 232 hortelãos que utilizam os talhões do Parque José Avides Moreira para desocuparem o espaço até 31 de outubro.

As cartas foram enviadas aos utilizadores da horta comunitária, integrada no projeto “Horta à Porta”, da Lipor, bem como aos participantes da horta terapêutica destinada a utentes do hospital. Segundo a instituição, ambas terão de ficar totalmente desocupadas para permitir o arranque da intervenção.

Após uma década de funcionamento, a SCMP reconhece o impacto social e ambiental do projeto, que proporcionou aos participantes um espaço para cultivo, convívio e promoção de hábitos saudáveis. No entanto, explica que a área onde se encontram as hortas integra uma zona do hospital que necessita de uma “intervenção profunda”, indispensável para a modernização das infraestruturas do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

Cada utilizador pagava uma taxa anual de 50 euros pela utilização do talhão. Ainda assim, a Misericórdia refere que os custos de manutenção eram significativamente superiores ao valor cobrado, enquadrando a iniciativa na sua missão de apoio à comunidade.

Os hortelãos dispõem agora até ao dia 31 de outubro para proceder à entrega das chaves, retirar os seus bens e efetuar a última colheita. Para esclarecer dúvidas sobre o processo, a instituição agendou uma sessão de informação com o vice-provedor José Dias.

Apesar do encerramento, a Santa Casa da Misericórdia do Porto admite que as hortas possam regressar no futuro. Concluídas as obras de requalificação, a instituição pretende avaliar a reorganização destes espaços, privilegiando um modelo com maior enfoque nas vertentes pedagógica e terapêutica, em benefício da comunidade hospitalar.

Foto: DR