Continental Corrida de São João regressa a Gaia com mais de cinco mil participantes

Continental Corrida de São João regressa a Gaia com mais de cinco mil participantes

12/06/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A 25.ª edição da Continental Corrida de São João realiza-se no próximo domingo, com partida marcada para as 9 horas, em Vila Nova de Gaia. O evento desportivo contará com uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de sete quilómetros ao longo da costa gaiense, reunindo mais de cinco mil participantes.

As inscrições para a prova encontram-se esgotadas, confirmando o crescente interesse por uma das mais emblemáticas corridas populares da região.

A partida e a chegada estarão instaladas na zona pedonal de Canidelo. O percurso de 10 quilómetros vai percorrer as marginais ribeirinha e marítima, passando por artérias como a Rua da Praia, Avenida Deocleciano Monteiro, Rua da Bélgica, Rua Jorge Dias, Rua Thom e Avenida Beira Mar.

Além da componente competitiva, a iniciativa inclui uma caminhada de sete quilómetros, aberta à participação do público e sem caráter competitivo.

A realização da prova implicará alterações à circulação automóvel nas zonas abrangidas pelo percurso. A partir das 7 horas de domingo, a Rua da Praia, entre a Rua Manuel Marques Gomes e a Rotunda do Linhó, estará encerrada ao trânsito. Às 8 horas, todas as vias integradas no percurso da corrida ficarão interditas à circulação automóvel, estando a reabertura prevista para as 12 horas.

A organização anunciou ainda a atribuição de prémios monetários aos dez primeiros classificados das categorias masculina e feminina, com valores entre os 30 e os 500 euros.

Na apresentação oficial da prova, realizada esta quinta-feira, a organização destacou o aumento do número de nacionalidades representadas e o crescimento da participação feminina na corrida de 10 quilómetros, reforçando o caráter internacional e inclusivo de um evento que continua a afirmar-se como uma das principais corridas populares da Área Metropolitana do Porto.

Foto: DR