Panteras Negras avançam para tribunal para travar venda do Estádio do Bessa
21/04/2026A claque Panteras Negras anunciou esta terça-feira que vai recorrer aos tribunais para tentar impedir a venda judicial do património do Boavista FC, incluindo o Estádio do Bessa, no âmbito do processo de insolvência do clube.
Em comunicado, o grupo organizado de adeptos revelou estar a trabalhar com o seu departamento jurídico para requerer a nulidade total do processo de insolvência e suspender a alienação dos ativos, classificando o cenário atual como um “desfecho catastrófico”.
“Não permitiremos que o património, erguido com o suor de gerações, seja entregue sem que todas as instâncias de defesa sejam esgotadas”, refere a nota, onde os adeptos assumem o papel de “guardiã da mística” do clube portuense.
A reação surge na sequência do anúncio do leilão do Estádio do Bessa e do complexo desportivo adjacente, agendado para a próxima semana, com um valor base global a rondar os 38 milhões de euros. O processo decorre num contexto financeiro crítico, com o Boavista a acumular dívidas superiores a 150 milhões de euros.
No mesmo comunicado, assinado pelo presidente da associação, Nuno Fonseca, são dirigidas duras críticas à direção do clube, acusada de “incompetência absoluta” e “inação” perante o processo de insolvência. Os adeptos consideram que foi seguida uma “estratégia suicida”, ao avançar para a insolvência sem um plano de recuperação aprovado, deixando o clube exposto a um “abismo jurídico sem rede de segurança”.
As críticas estendem-se também ao Conselho Geral, que a claque responsabiliza pelo rumo seguido, caso continue a validar as decisões da direção. Os Panteras Negras denunciam ainda falta de transparência relativamente a potenciais investidores, apontando “promessas vagas” que nunca se concretizaram.
O grupo garante que não ficará “passivo perante o fim do clube”, assumindo esta ação como uma “luta pela sobrevivência” do Boavista. Em paralelo, recorda a criação do projeto Panteras Negras Footballers Club, lançado em 2025 como alternativa para uma eventual reconstrução futura do emblema axadrezado.
Campeão nacional na época 2000/01, o Boavista atravessa uma das fases mais delicadas da sua história, após a despromoção em 2025 e a crise financeira que ameaça a continuidade do clube tal como é conhecido.
Goyo: DR



