António José Seguro eleito Presidente com maioria histórica; Ventura reconhece derrota
09/02/2026António José Seguro foi eleito Presidente da República com um resultado histórico nas eleições presidenciais, ao conquistar 66,8% dos votos, tornando-se o candidato mais votado de sempre em Presidenciais, superando o recorde alcançado por Mário Soares. André Ventura, candidato do Chega, obteve 33,2%, reconhecendo a derrota na segunda volta do sufrágio.
No discurso de vitória, António José Seguro garantiu que será o Presidente de “todos os portugueses”, assumindo um mandato “sem amarras” partidárias e “exigente” na defesa da Constituição, das instituições democráticas e do interesse nacional. O Presidente eleito sublinhou ainda que não será um fator de bloqueio político, mas também não deixará de usar todos os poderes constitucionais sempre que considere necessário.
Já André Ventura admitiu a derrota eleitoral, mas destacou o resultado como o melhor de sempre do Chega em eleições presidenciais, afirmando que o partido sai reforçado politicamente. O líder do Chega deixou claro que mantém como objetivo central a chegada ao Governo, afirmando que os mais de um terço de votos obtidos demonstram uma mudança profunda no panorama político nacional.
As eleições ficaram ainda marcadas por uma participação elevada face a anteriores atos eleitorais, consolidando um cenário de forte polarização política entre os dois candidatos finalistas.
Foto: DR- Manuel Barbosa



