Governo decreta situação de calamidade para as áreas mais afetadas pela tempestade Kristin

Governo decreta situação de calamidade para as áreas mais afetadas pela tempestade Kristin

29/01/2026 0 Por Rmetropolitana

O Governo decidiu esta quarta-feira, em Conselho de Ministros, decretar a situação de calamidade nas zonas do país mais afetadas pela passagem da tempestade Kristin. A informação foi divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, que se encontra em visita aos distritos de Leiria e Coimbra.

Em nota enviada às redações, é referido que, “reunido o Conselho de Ministros, na residência oficial do primeiro-ministro, que está ainda a decorrer, informamos que foi já decidido decretar a situação de calamidade nas zonas mais afetadas pela Tempestade Kristin”.

A decisão visa permitir uma resposta mais célere e eficaz às consequências do mau tempo, nomeadamente através da mobilização de meios excecionais, da agilização de procedimentos administrativos e do reforço do apoio às populações e aos municípios atingidos.

O Governo sublinha que continuará a acompanhar de perto a evolução da situação no terreno, em articulação com a Proteção Civil e as autoridades locais, apelando à população para que cumpra todas as recomendações de segurança.

Foto: DR