Morreu António Chainho, o “Mestre da Guitarra Portuguesa”
27/01/2026O músico e compositor António Chainho, considerado uma das maiores referências da guitarra portuguesa, morreu esta segunda-feira na sua residência em Alfragide, nos arredores de Lisboa, no dia em que completaria 88 anos.
António Chainho nasceu a 27 de janeiro de 1938, em São Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal. Iniciou o seu percurso musical no meio fadista na década de 1960, afirmando-se rapidamente como um dos mais talentosos e inovadores guitarristas portugueses.
Ao longo de uma carreira com várias décadas, Chainho destacou-se não só como intérprete, mas também como compositor, contribuindo de forma decisiva para a projeção e modernização da guitarra portuguesa, levando o instrumento para além do fado tradicional e cruzando-o com outras linguagens musicais.
Reconhecido nacional e internacionalmente, António Chainho colaborou com inúmeros artistas e levou a guitarra portuguesa a palcos de todo o mundo, tornando-se uma figura incontornável da música portuguesa contemporânea.
A sua morte representa uma perda significativa para a cultura nacional e para todos os que reconhecem na guitarra portuguesa um dos símbolos maiores da identidade musical do país.
(Foto: DR)



