Centro Cultural de Paredes recebe apresentação do livro fotográfico “Salamandra Dourada” de Daniel Santos

Centro Cultural de Paredes recebe apresentação do livro fotográfico “Salamandra Dourada” de Daniel Santos

25/01/2026 0 Por Rmetropolitana

O Centro Cultural de Paredes acolhe, no próximo dia 31 de janeiro, às 11h00, a apresentação do livro fotográfico “Salamandra Dourada”, da autoria do fotógrafo e biólogo Daniel Santos, numa iniciativa promovida pelo Parque das Serras do Porto.

A sessão contará com a presença do presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios das Serras do Porto e presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, assim como dos autarcas de Gondomar, Luís Filipe Araújo, e de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, sublinhando a dimensão intermunicipal do projeto e o compromisso conjunto com a valorização e preservação do património natural da região.

O livro resulta de um projeto desenvolvido ao longo de mais de um ano, durante o qual Daniel Santos percorreu intensivamente as Serras do Porto, captando imagens únicas da salamandra-lusitânica, uma espécie emblemática e endémica do Noroeste da Península Ibérica. O trabalho já deu origem a uma exposição fotográfica e a um documentário, ganhando agora forma editorial num volume que se afirma como um registo valioso da biodiversidade do Parque das Serras do Porto.

A salamandra-lusitânica é considerada o ex-libris faunístico do Parque, sendo classificada como “Vulnerável” e encontrando em antigas minas romanas alguns dos seus principais locais de reprodução. Para além do seu valor científico, a espécie simboliza a profunda ligação entre o património natural e cultural do território.

O Parque das Serras do Porto, fundado pelos municípios de Valongo, Gondomar e Paredes, é um espaço de excelência para a conservação da biodiversidade, fruição da natureza e sensibilização ambiental. A apresentação do livro “Salamandra Dourada” reforça essa missão, convidando o público a descobrir, através da fotografia de Daniel Santos, a beleza singular e a importância ecológica desta espécie emblemática da região.

A iniciativa é de entrada livre e dirigida a todos os interessados em natureza, fotografia, ciência e património ambiental.

Foto: DR-Daniel Santos