PCP exige do Governo correção do anúncio da Metro do Porto sobre metrobus até à Trofa
23/01/2026O PCP pediu ao Governo que corrija com urgência um anúncio da Metro do Porto sobre a ligação entre ISMAI e a Trofa, acusando a empresa de divulgar um projeto diferente do aprovado no Orçamento do Estado para 2026.
Segundo os comunistas, a proposta aprovada pelo Parlamento garantia que a extensão até à Trofa seria feita em metro “convencional”. No entanto, esta semana o presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, afirmou que “a Linha da Trofa será em metro convencional até ao Muro e em metrobus daí em diante”.
O PCP considera que a empresa está a “anunciar algo diferente do que consta no Orçamento do Estado” e alerta que, mesmo havendo possível desconhecimento ou falta de articulação, “não pode haver imposição de uma opinião contrária à vontade maioritária expressamente consagrada”.
O deputado do PCP, Alfredo Maia, enviou uma pergunta ao ministro das Infraestruturas e Habitação, solicitando explicações e pedindo intervenção do Governo para corrigir a situação, sublinhando que é inaceitável que este impasse cause novos atrasos ou adiamentos no projeto.
O caso reforça o debate sobre a execução das linhas ferroviárias previstas para a região do Porto e a necessidade de alinhamento entre o Governo e a Metro do Porto.
Foto: DR



