Centro de Arte Oliva tem em São João da Madeira tem nova diretora

Centro de Arte Oliva tem em São João da Madeira tem nova diretora

20/01/2026 0 Por Rmetropolitana

O Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira, tem uma nova diretora. Lara Soares assume a liderança do equipamento cultural gerido pela Câmara Municipal de São João da Madeira, onde se encontram em depósito importantes coleções de Arte Bruta e Arte Moderna, revelou a autarquia.

A contratação resulta do processo de recrutamento iniciado em julho de 2025 pelo município, na sequência da renúncia ao cargo por parte de Andreia Magalhães. De acordo com fonte municipal, Lara Soares destacou-se como a melhor candidata, não só pelo profundo conhecimento da instituição, com a qual já colaborava, mas também por um percurso profissional diversificado no campo das práticas artísticas.

A autarquia reconhece à nova diretora uma sólida experiência em trabalho colaborativo, nomeadamente na elaboração de diagnósticos para candidaturas na área da cultura, bem como na coordenação de equipas e no desenvolvimento de propostas em parceria com instituições de ensino, culturais e artísticas, um pouco por todo o país.

Segundo a mesma fonte, “Lara Soares acredita na partilha com os outros e na vida em constante transformação. O que a move são as possibilidades de pensar e sentir o mundo num caminho mais democrático e equitativo”.

Licenciada em Artes Visuais pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD CR), Lara Soares é mestre em Prática e Teoria do Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição onde concluiu também o doutoramento em Educação Artística.

Para além da atividade docente na ESAD CR, onde leciona na licenciatura em Programação e Produção Cultural e no mestrado em Gestão Cultural, a nova diretora do Centro de Arte Oliva esteve envolvida em diversos projetos de referência, como o Programa ATOS do Teatro Nacional D. Maria II, programas de candidaturas à Direção-Geral das Artes, o Plano Nacional das Artes e estratégias culturais de várias autarquias.

Entre essas experiências contam-se colaborações com o município de Guimarães, através do centro de artes A Oficina, com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, em Évora, e com a autarquia de Ílhavo, no âmbito do programa 23 Milhas.

A Câmara Municipal de São João da Madeira sublinha ainda o trabalho desenvolvido por Lara Soares com a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, onde participou em projetos de programação e mediação artística e cultural, mobilizando recursos em diversos equipamentos culturais. É também cofundadora do projeto Burilar, um espaço de experimentação e investigação no campo das práticas e processos criativos.

Foto: DR- Centro de Arte Oliva