Ponte móvel em Matosinhos encerrará no início do verão
19/01/2026A ponte móvel de Leixões, em Matosinhos, vai estar encerrada ao trânsito rodoviário durante três meses no próximo verão para a realização de obras de manutenção. A intervenção prevê trabalhos de beneficiação e de proteção anticorrosiva, de acordo com informação da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Durante o período de encerramento, o trânsito rodoviário será desviado para a autoestrada A28, uma solução que visa minimizar os constrangimentos à circulação na zona envolvente ao Porto de Leixões, uma das áreas com maior intensidade de tráfego no concelho de Matosinhos.
A APDL refere que a intervenção implicará um “período máximo de imobilização de 90 dias”, não avançando com datas concretas. No entanto, numa recente reunião do executivo da Câmara Municipal de Matosinhos, foi indicado que o fecho da ponte deverá ocorrer nos meses de junho, julho e agosto.
A ponte móvel de Leixões é uma infraestrutura estratégica para a mobilidade local e para o acesso ao porto, sendo esta intervenção considerada necessária para garantir a segurança, a durabilidade da estrutura e o seu bom funcionamento a longo prazo.
Foto: DR



